jump to navigation

MEGA análise da carreira (Parte II) julho 27, 2006

Posted by Melissa Quintanilha in divagacoes.
trackback

Samparalela
(cartaz de divulgação do nosso projeto do Curso Abril. Eu sou a da esquerda, para quem não percebeu… Para acessar o projeto, clique aqui)

Curso Abril

No início de 2003 eu apliquei para o Curso Abril de Jornalismo da Editora Abril em São Paulo. Curso disputadíssimo, oferecido todo ano. De mais de 2000 aplicantes do Brasil todo, eles selecionam umas 60 pessoas entre designers, fotógrafos e jornalistas. Enviei meus trabalhos e fui selecionada! E lá fui eu de mala e cuia pra São Paulo ficar um mês totalmente imersa no curso e fazendo um projeto. Foi um MEGA desafio na minha vida principalmente pq tivemos que desenvolver um projeto inovador e online para a Editora Abril. Algo que ainda não existia. Em um mês tivemos que conceituar um projeto, criar uma marca, fazer o design, tirar fotos, entrevistar pessoas, filmar, escrever matérias e criar um personagem. E eu ainda tive que voltar duas vezes para a UFRJ pois tinha provas finais para fazer. ARGH!

Eu não conheci nada de São Paulo de tanto que trabalhei. Nos últimos 3 dias do curso eu nem sequer saí da Abril. Eu e Dani passamos 3 dias dormindo 2 horas por noite no fumódromo da Abril (o único lugar que tinha uns sofás) para conseguir terminar o projeto a tempo de apresentar. Nunca me senti tão trash na vida, mas determinação é isso aí! No final das contas recebemos elogio do Roberto Civita, presidente da Abril, e dos 60 alunos do curso, 4 foram escolhidos para fazer entrevista para trabalhar na Abril. E não é que EU era uma das 4?! Nem tava acreditando naquilo tudo. Eu pensava “Pq logo eu?”. Mas lá fui eu para São Paulo fazer entrevista para esse emprego. Na época eu morava com o Bruno mas estava determinada a ir para São Paulo caso a Abril me quisesse. Dos 4 designers entrevistados, 2 foram selecionados e eu fiquei de fora. Lembro de ter chorado tanto no colo do Bruno aquela noite. Parecia uma bebezinha. Mas… há malas que vão para Belém.

ANP

Pouco tempo depois um amigo que fiz no Curso Abril disse que na empresa da namorada dele estavam precisando de designer. E lá fui eu trabalhar na ANP (Agência Nacional do Petróleo) no projeto de criação da Intranet e identidade visual dos sistemas. Os primeiros meses foram ótimos. Muita criação, aprendizado e interação com a designer da Bahia. Mas depois o trabalho caiu num marasmo só. E eu fui ficando lá por acomodação. Me faltavam forças porque nessa época minha vida pessoal tinha dado uma reviravolta. Terminou o namoro com o Bruno, voltei pra casa dos meus pais e me envolvi com o pior cara q já passou pela minha vida. Sofri horrores naquela época, me desliguei um pouco daprofissão. Por isso me acomodei por 1 ano na ANP.

Até que um dia a Leiloca me manda um e-mail de uma vaga de estágio no User Interface Design Center da Siemens em Princeton, New Jersey. Naquele dia mesmo já fiquei acordada até tarde traduzindo meu currículo para inglês. E nos outros dias já fui escrevendo minha carta de apresentação, fazendo meu portfolio em inglês e me comunicando com a designer lá da Siemens. Mandei meu material e marcaram uma entrevista comigo. Por telefone e em inglês. Estava tensíssima no dia da entrevista mas fui bem. Entendi tudo e falei bem. Tinha que esperar uma semana para receber o resultado.

Lembro bem do dia que fiquei sabendo que eu ia para a Siemens. Estava sentada no meu quarto, meu pai em pé do meu lado. Chequei meu e-mail e lá estava uma mensagem do famoso “Mr. Dai”. Começava assim “We were very impressed…” E eu nem conseguia ler direito aquele e-mail. Outra frase começava assim “We would like to offer you a position as intern in our department…”. Eu dei um grito na hora chamando minha mãe. Mistura de empolgação e muita preocupação. Parecia que estava escrito “agora fudeu” na minha testa! Minha vida começou a mudar naquele dia.

(continua…)

Anúncios

Comentários»

1. mama e papi - julho 27, 2006

Achamos muito legal isso que você escreveu . Você realmente vai longe , pode ter certeza . Você tão jovem está dando força à nós velhos .

2. gabi - julho 27, 2006

Puxa eu lembro da época que vc foi pra Sampa….
E é completamente aceitável que vc fique nervosa antes de uma entrevista por telefone.. vixe!
Pow, sempre que eu tô empolgada com a coisa vc acaba com o ” capítulo”! ai, ai!
hehehehe, beijos

3. bellinha - julho 27, 2006

amiga…nossas vidas mudam e a sua so ta dando certo..gracas a Deus e a sua grande determinacao..bjs…sabe que torco por vc te amo

4. Lili - julho 27, 2006

Oi Mel, saudades ! Desculpe estar tão sumida daqui, mas forças mais poderosas estão prendendo minha atenção. Mas vou mudar isso, pode ter certeza. Caramba, quando eu digo que admiro vc, é porque você merece mesmo toda a admiração de uma pessoa. Tô aqui super empolgada com a sua história, legal você dividir isso com a gente. Mel, quero pedir um favor para você, claro se o que eu vou pedir não for te encomodar. Eu sempre falo para minhas irmãs de você, o quanto eu quero que elas lutem por sua independência, mas sabendo onde poem os pés. Então posso imprimir esses posts e levar para elas lerem, quero que elas vejam que as coisas que falo sobre você são reais, entede ? Fico aguardando sua resposta. Um grande beijo para você.
Lili.

5. Lili - julho 27, 2006

Mel, brigadão por me deixar copiar seus post’s. Claro que eu espero, e amanhã a noite eu levo para elas. Beijos e fico aguardando.
Lili.

6. Lili - julho 27, 2006

Mel, sei que já estou pedindo muito mas… se der manda uma foto sua também ?
Beijos,
Lili.

7. Fábio - julho 27, 2006

eu bem te conheci na época da anp :)))))
bezos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: