jump to navigation

Paul Rand outubro 16, 2006

Posted by Melissa Quintanilha in design.
trackback

rand.jpgPaul Rand morreu em 26 de novembro de 1996 aos 82 anos de idade. Sua carreira durou 6 decadas, 3 geracoes e varios capitulos da historia do design. Ele desenvolveu uma visao individual de comunicacao visual e nao usava um denominador comum. Cada detalhe era estrategicamente pensado para atrair o olhar e passar uma mensagem.

Seus admiradores o chamavam de Picasso do Design Grafico.

Rand nasceu em 26/nov/1914 e seu nome original era Peretz Rosembaum. Ele foi criado em uma familia judia ortodoxa e mais tarde resolveu deixar de lado o stigma judeu associado com seu nome e passou a ser chamado de Paul. O sobrenome “Rand” ele pegou de um tio.

Ele pensou que “Paul Rand”, quatro letras aqui, quatro letras aqui, daria um bom simbolo. Entao ele se tornou Paul Rand. Sua nova persona foi sua primeira identidade corporativa e a mais duradoura.

Nos anos 40 ele influenciou a aparencia de propaganda, capas de livros e revistas. Criou um vocabulario de design grafico baseado em pura forma em uma epoca onde somente estilo e tecnica prevaleciam.

Nos anos 50, Paul Rand alterou a maneira na qual grandes corporacoes usavam identidade grafica.

Nos anos 60, criou algumas das marcas mais duradouras do mundo corporativo, incluindo: IBM (1962), UPS (1961), ABC (1962) e Westinghouse (1960).
ibm1.gif ups.gif abc.gif wh.gif

O poster abaixo, desenvolvido para um evento da IBM em 1981, foi vetado e proibido por um tempo. Os executivos daIBM tinham medo que um poster como esse pudesse fazer com que os designers da casa tomassem liberdades indevidas com a marca da empresa. Paul Rand insistiu ate que o poster fosse publicado e este se tornou um dos seus trabalhos mais conhecidos.
ibm_poster.jpg

ford.gifEm 1966, Paul Rand desenvolveu uma proposta para a nova marca da Ford. Henry Ford III recusou a nova marca pois achou que seria uma mudanca muito radical em relacao a marca original desenvolvida em 1900 que e’ usada ate hoje.

Design is so simple, that’s why it is so complicated
Frase de Paul Rand na ultima vez que falou em publico, dia 14 de novembro de 1996 (12 dias antes de falecer) no MIT Media Lab.

Anúncios

Comentários»

1. Gabi - outubro 16, 2006

Legal esse post sobre Paul Rand!
“Design is so simple, that’s why it’s so complicated!”
boaaaa!
mto tempo sem vir aqui… tenho q me atualizar!
bjossss

2. Claudia Beatriz - outubro 16, 2006

Adorei Mel.. nem sabia que ele tinha feito essas marcas todas. Essa da IBM, com o olho e a borboleta, a minha amiga Paula que trabalha lá, tem em várias coisinhas.. uma delas é o sticker do estacionamento da IBM… muito legal!;)

3. Catita - outubro 17, 2006

wow… eu nao sabia nem a metade da vida dele. Valeu!!!

4. Janaina - outubro 17, 2006

Oi Mel,
Obrigada pelo post!
Adorei saber um pouco mais sobre a vida de Paul Rand. Engracado como nossa memoria reconhece o design mas nao associa com a pessoa. Eu nao conhecia o trabalho de Paul Rand mas as marcas que ele criou sao dificeis de se esquecer.
Belo trabalho e exemplo a ser seguido.
Bjs

5. joana teixeira - outubro 17, 2006

O Cara era um Genio mesmo!
Criar marcas eh, pra mim, a coisa mais complexa e mais gostosa que podemos fazer…
eu ADORO!!

E a marca que vc tinha que criar? quando vamos ver alguma coisa?

Beijos
Jo

6. MarcosVP - outubro 17, 2006

Muito bacana. O poster da IBM é genial.
Beijo.

7. Paul Rand « Projeto I - abril 28, 2008

[…] Paul Rand no blog designando […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: