jump to navigation

Frustracao outubro 19, 2006

Posted by Melissa Quintanilha in divagacoes, mestrado.
trackback

Isso volta e meia acontece comigo. Esse sentimento de frustracao, de que tudo e’ tao dificil, de que nao tenho conhecimento suficiente, de que gostaria de ter as ideias mais mirabolantes do mundo. Ai’ eu fico frustrada. Pq nao to conseguindo desenvolver certas coisas da melhor maneira, pq muita coisa esta nebulosa, pq ainda nao sei tanta coisa. Eu sou tao dedicada entao sei que vou ser recompensada, mas fico com esse sentimento de frustracao de vez em quando. Atualmente estou falando do meu projeto de robotica. Tentei conceitualizar e o professor ja foi falando de chips e partes eletronicas, etc e tal. Ainda queria pensar mais no conceito e a parte tecnologica ja me deixou assustada. Essa aula nao era pra ter pre-requisitos e ele pede rascunhos detalhados. Como vou fazer um desenho detalhado de algo q nao tenho a minima ideia de como vai funcionar tecnicamente? Posso tentar conceitualizar da melhor maneira mas vou precisar de muita ajuda na parte tecnica. Tem gente la que ja tem conhecimento de eletronica, mas eu nao. E la vou eu, ficar frustrada. Ontem tentei pesquisar uns chips na internet mas quem disse que eu entendi o que cada um faz, quais as caracteristicas e se vao servir para meu projeto?

Tambem andei ansiosa com outras coisas na vida pessoal essa semana. Entao, se e’ pra ficar frustrada, melhor me focar na faculdade e ficar frustrada com uma coisa so, ne?

Nao estou querendo ser pessimista. Acho maravilhosa essa oportunidade que estou tendo. Sei que esse e’ um momento de turbulencia, que logo logo vou estar entendendo de muito mais do que imagino. Mas nesses momentos eu penso “A vida nao podia ser mais facil nao? Pq inventei de fazer mestrado, fazer pesquisa, inventar algo mirabolante? Eu poderia nunca ter saido do pais, estar casada com 2 filhos, com um empreguinho estavel e feliz. Sem grandes emocoes.” Mas quem disse que eu quero isso? Nao estaria feliz. Sempre quis fazer mestrado no exterior, sempre quis aprender mais, sempre quis trabalhar com algo inovador. E quem disse que e’ facil?

Vamos ver se hoje alguem me da uma luz na aula. Quero o maximo de ajuda que conseguir.

Comentários»

1. Catita - outubro 19, 2006

Mel, nao e so com vc que isso acontece, mas posso te garantir que e uma fase e isso passa.
Vc e super inteligente… mesmo nao te conhecend pessoalmente, venho acompanhando seu blog algum tempinho.
Se cuida menina, e nada que o dia de amanha.

2. Renata Monteiro - outubro 19, 2006

ai miguinha te entendo completamente….mas vc precisa ter calma!
Vc não nasceu sabendo e está lá justamente para aprender….explore seu professor ao máximo…encha o saco dele…pergunte 50 milhões de vezes até vc entender….acho que assim vc ficará mais aliviada….heheheh

Outra coisa….não torne sua vida um ponto de interrogação. A vida não é fácil e nós quem a criamos a partir das nossas escolhas. Saiba que tudo nessa vida tem o bom e o ruim, o mal e o bem….sempre existem os opostos, portanto em qualquer escolha que fizermos sempre existirão os fatores prós e contras.

Não sei se já percebeu mas o símbolo Yin e Yang representa justamente isso – representam os opostos e um precisa do outro para manter o EQUILÍBRIO. Sabe que esse é um símbolo milenar né?.

Então…..a vida é assim mesmo….devemos superar esse momentos de provação e apenas guardarmos os momentos bons. Afinal tudo dará certo e se não der é porque não chegou ao final! hehehe

Tenho certeza que vencerá mais essa batalha e, futuramente, cairá na gargalhada lembrando dessas situações…hehehhe

A vida é simples……lembre-se sempre disso!

Keep walking friend e força na peruca!!!!!

te adoro

bjão

3. Marta - outubro 20, 2006

Melissa

“quando um problema nao se pode resolver nao é um problema. Quando um problema si pode resolver, nao é nao é um problema” 😉

Nao sei se entendi bem, mas acho que o seu Prof. esta muito adiantadinho e você perdidinha, mesmo. Infelizmente nao basta ter somente a idéia para se fazer um projeto.
Realmente no campo do Design nao é bom projetar sem método e pensar em modo artístico procurando súbito uma idéia sem antes ter pesquisado e se documentado.
Criatividade, nao quer dizer improvisar sem método, mas com certeza tudo isso você já sabe.
Como voce pediu uma luz! TAN TAN TAN !!! Vou tentar te dar. Ai vai, esta sentada?!
Procure, construir um método de projeto, um esquema, tipo: primeiro defina o
1- PROBLEMA(exemplo: quer projetar uma lâmpada? Trata-se de uma lâmpada de mesa? de chão? de muro, de escrivaninha? etc) encontrando a resposta, você parte para a
2- DEFINIÇÃO DO PROBLEMA (exemplo: sera uma solução; provisória, definitiva, comercial, tecnicamente sofisticada ou simples e econômica?), encontrando à resposta você vai para os
3- COMPONENTES DO PROBLEMA (que sao: as caracteristicas materiais, psicológicas, ergonômicas, estruturais, econômicas e formais) daqui você
4- RECOLHE OS DADOS (todos os dados necessários para estudar esse componentes dos problemas). depois você parte para à
5- ANALISE DOS DADOS (de tudo que você recolheu), agora sim você chegou na
6- CRIATIVIDADE (fantasia, imaginação) e em seguida,
7- MATERIAL E TECNOLOGIA (acho, que é aqui o seu atual problema, nao é? Você deve estar se perguntando, que tipo de material e tecnologia tenho a minha disposição?) Aqui requer uma:
8- EXPERIMENTAÇÃO (dos matérias e da técnica, dai é que pode nascer uma invenção! Depois vem o
9- MODELO (demonstração do material e da técnica), dai à
10- VERIFICAÇÃO e depois chegamos aos
11- DESENHOS DE CONSTRUÇÃO (vários desenhos, para fixar a sua idéia, rascunhos; outros mais detalhados até o protótipo) e finalmente à
12- SOLUÇÃO.

resumindo: P , DP, CP, RD, AD, C, MT, EX, M, V, DC, S.

*nao sei como é ai nos USA, mas aqui na Itália, uma boa apresentação gráfica do projeto, tem um grande peso, tente caprichar nisso.

Espero, nao ter complicado, mais ainda à sua vida, com esse esquema, caso mais peço logo desculpas!

CORAGEM, PERSISTA E NAO DESISTA! Essa fase, também já passei é duro, mas te garanto que o final é maravilhoso! Hoje dou risada 😀

Posso dar um conselhozinho?:
esqueça essa gente que já tem conhecimento de eletrônica, nao se impressione com isso nao, pense e se concentre no seu projeto, melhor que à técnica é à paixão e isso sinto que você tem. Tente relaxar, sei que é difícil, mas um banho quente e um chazinho ajuda, quem sabe um pouquinho de oração. Boa sorte. Volto, aqui para comemorar à vitoria do resultado e rir com você. Tchau!
Marta

4. Jo - outubro 20, 2006

O Problema de ser MUITO BOA, é querer sempre sem MELHOR um pouco! hehehehehehe

MEL, tem que relaxar.. o OCIO CRIATIVO ta ai pra isso!!
ninguem eh 100% Produtiva sempre…

O lance eh se encher de experiencias negativas, positivas e principalmente diferentes pras ideias correrem soltas na veia..

Com tudo que leio aqui, te acho excepcional!
Quando eu crescer, vou ser igualzinha a vc!
🙂

BEIJOS!!!

5. leninha - outubro 20, 2006

Oi Mel,
é na vida tudo tem seu preco nao é? Mas vc vai tirar de letra, acredite. Nós procuramos os problemas porque precisamos das dádivas por eles oferecidas. (Richard Bach)
Beijos
Leninha

6. Marucia - outubro 20, 2006

Querida Melissa,
a única coisa que consigo lhe dizer agora é: “Muita calma nessa hora.” Você será capaz de vencer mais este desafio.
Beijos mil

7. leninha - outubro 22, 2006

Eu é quem agradeco as suas visitas no meu blog, sempre desisto dos blogs, porque nem mesmo meus amigos deixam comentários, triste neh? risos, mas neste vou até o fim, porque me arrependi muito de ter deletado o outro antigo… Essas sensacoes que vc tem, sao tipicas de designers eu acho, que tem a sensibilidade á flor da pele, requisito numero um para ser muito bom…
Beijos


Deixe um comentário

