jump to navigation

Me permitindo mais fevereiro 26, 2007

Posted by Melissa Quintanilha in divagacoes.
trackback

Eu sempre fui uma pessoa muito ocupada. Desde a época do colégio era bem CDzinha. Estava sempre estudando, tirando notas boas, preocupada com o colégio. Aí veio o intercâmbio e eu estudava mais ainda pois tinha a dificuldade do idioma e a solidão fazendo com que eu metesse a cara nos estudos. Voltei pro Brasil e era época pré-vestibular. Mais ralação. Entrei pra faculdade e ralei demais naqueles 6 anos. Na primeira metade do mestrado estava sempre ocupada. Nunca tinha um fim de semana inteiro livre. Nem sabia como era isso.

Nesse quarter eu tô conseguindo me permitir mais fins de semana livres. Começou no fds do meu aniversário. Ralei durante a semana para deixar o fds livre. E isso aconteceu também nos seguintes. Trabalho durante a semana, descanso no fds. Eu confesso que estou tão desacostumada à dar um tempo pra mim, à me permitir relaxar, que até estou estranhando isso.

Estava lendo o blog da Issana, e lá ela fala assim:

Tudo acaba sendo realizado muito por obrigação. Todas as horas são ocupadas por coisas úteis e produtivas. No fim, a vida acaba passando e eu não aproveito o que de melhor ela pode oferecer: a companhia dos entes queridos, o pôr-do-sol, um banho demorado… Esse “ativismo” acaba se voltando (duplamente) contra mim: afinal, sem essas pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu, não consigo render, nas atividades cotidianas, tudo que poderia…

Ela tem toda razão e me fez pensar em relação à minha vida. Eu preciso estar sempre super produtiva? Não posso me dar 2 dias livres por semana para recarregar as energias e depois voltar aos projetos de faculdade e trabalho? Vou ser uma profissional pior se tiver fins de semana livres?

Sei que terei épocas mais ocupadas e terei que sacrificar parte do meu tempo livre. Mas não quero que isso se torne rotina como havia sempre sido na minha vida. Quero poder me dar uns momentos de descanso, uns dias sem pensar em nada. Quero poder acordar 1 da tarde, comer um brunch e passar o resto do dia deitada vendo DVD ou lendo um livro. Esse descanso (merecido) vai me deixar mais produtiva durante a semana. Estou tendo cada vez mais essa certeza.

Essa sempre foi uma dificuldade minha: deixar de ser tão produtiva à todo o momento. Estou conseguindo me permitir mais do que antes. Espero que eu consiga o tão visado equilíbrio.

***
24/02: Sou grata por… estar tendo tempo livre nos fins de semana durante o quarter de inverno. É o primeiro quarter da minha faculdade onde eu não fico super mega ocupada. Espero conseguir uma vidinha mais de gente de agora em diante.

25/02: Sou grata por… estar tranquila em relação ao futuro e podendo me concentrar em viver um dia de cada vez.

Comentários»

1. Ronisia - fevereiro 26, 2007

Nossa Mel, impressionante como eu lí exatamente o que eu estava precisando ler. Eu nunca fui cdf, mas aqui eu tenho sido e muito, e acho que a pior cobrança é a nossa, não é verdade? Adorei ter passado aqui hoje, vou tentar adotar a mesma filosofia para mim, se não parece que nem existe final de semana… horrível…
Boa semana para vc.
bjs.

2. Leonardo - fevereiro 26, 2007

haha… one man’s trash is another man’s treasure…

3. Issana - fevereiro 26, 2007

Sou grata… pela citação.

Mais que isso, sou grata pelo seu blog, que é um dos meus mais queridos. Estou sempre por aqui, apesar de ser do time dos mudinhos.

Uma excelente semana para você!

4. Roberta - fevereiro 27, 2007

Oi Mel.
Sempre podemos dar a nós mesmas o privilégio de um descanso ou algo que gostamos de fazer. Mesmo sabendo que o tempo é um corredor nato. Boa semana!!!
Enjoy your life. Be happY. =)


Deixe um comentário

