jump to navigation

Dinheiro = força neutra março 7, 2007

Posted by Melissa Quintanilha in divagacoes, textos.
trackback

Recebi de um amigo esse texto que saiu na revista Trip. Eu sempre peco a Deus que nao deixe que o dinheiro me desvirtue, que nao me tire do caminho da minha lenda pessoal. Confesso que tenho medo pois isso acontece tanto e seria tao facil de acontecer comigo. E’ claro que quero dinheiro, mas de que adianta ter dinheiro e aquela sensacao de que nao corri atras do que realmente queria?

“Você tem que abandonar aqueles padrões que lhe foram impostos e tem que encontrar sua chama interior. Não se preocupe excessivamente com dinheiro, porque esse é o maior de todos os desvios da felicidade. E a ironia das ironias é que as pessoas pensam que serão felizes quando tiverem dinheiro. O dinheiro nada tem a ver com felicidade. Se você é feliz e tem dinheiro, pode usá-lo para a felicidade. Se é infeliz e tem dinheiro, você usará esse dinheiro para mais infelicidade. Porque o dinheiro é simplesmente uma força neutra.

Não me entenda mal: não sou contra o dinheiro – não sou contra coisa alguma. O dinheiro não é um meio. Se você é feliz e tem dinheiro, ficará mais feliz. Se é infeliz e tem dinheiro, ficará ainda mais infeliz, pois o que fará com o dinheiro? O seu dinheiro reforçará o seu modo de viver, só isso. Se você está infeliz e tem poder, o que fará com o poder? Vai se envenenar mais ainda com o seu poder, ficará ainda mais triste.

Mas as pessoas continuam a buscar dinheiro como se ele trouxesse a felicidade. As pessoas procuram respeitabilidade como se ela trouxesse a felicidade. As pessoas estão dispostas, a qualquer momento, a mudar seu modo de vida, a mudar seus hábitos, se puderem conseguir mais dinheiro em outro lugar.

Essa ultima frase e’ que me assusta nas pessoas. No inicio de Fevereiro, uma menina que fazia mestrado comigo resolveu largar tudo para ir morar em Sao Francisco. Ela mandou um e-mail falando “Sempre quis morar la, entao resolvi largar tudo e correr atras do meu sonho”. Ela foi. Fiquei tao feliz por ela. Dei a maior forca pois adoro ver pessoas correndo atras de sonhos. So’ que… ela tinha aplicado para um emprego aqui em Columbus. Assim que se mudou recebeu uma oferta aqui e resolveu voltar. Fiquei surpresa quando a encontrei e perguntei pq ela desistiu do sonho tao rapido. E ela me disse “Eu nao gosto de Columbus e nao gosto dessa empresa, mas sabe como e’, ne? Me ofereceram a maior grana… Entao vale a pena ficar numa cidade q nao gosto, fazendo um trabalho q nao gosto… So pelo dinheiro.”

O DINHEIO DESVIRTUA AS PESSOAS E ISSO ME ASSUSTA MUITO!
Que Deus me proteja para que isso nao aconteca comigo…

Comentários»

1. Renata - março 8, 2007

Olá Melissa! Tudo bem? É a primeira vez que passo por aqui e gostei muito! E boa sorte nos preparativos para sua viagem para a Europa!

2. Camila - março 8, 2007

Aqui o que a gente mais ve sao pessoas que acham que dinheiro, possessoes sao tudo ne? Eu nao quero ser assim de jeito nenhum…

Respondendo a sua pergunta la no blog, agora eu sou secretaria de dois contadores – nada a ver com o que estudei, mas eu precisava de um emprego… Estou terminando meu certificado de RH na UCLA, e prometi pra mim mesma que so fico aqui ate a tax season acabar. Em maio ja espero estar comecando um trabalho na area de RH. Esse e meu sonho e meu desejo…

Obrigada pelo carinho… Beijocas

3. Anathalia - março 8, 2007

Olá Melissa! Tenho acompanhado o seu blog há alguns dias, acho que foi pelo blog da Claudia que eu cheguei aqui.
Diante desse texto não pude deixar de comentar. É um texto para ser lido sempre para não nos esquecermos dessas palavras. Muito bom e muito verdadeiro!
Um abraço.

4. catitausa - março 10, 2007

Mel, bravo esse texto
Bom findi


Deixe um comentário

