jump to navigation

Le Cinque Terre junho 19, 2007

Posted by Melissa Quintanilha in viagens.
trackback

Esse blog inevitavelmente vai virar um blog sobre viagens. Eu entrei em travelling mode no domingo à noite e agora só quero pensar nisso. Com direito a trilha sonora européia.

Agora estou na fase de pesquisar os lugares que vou e o que tem de legal pra fazer. Ontem assisti 4 horas de DVD só sobre a Itália. Uma boa surpresa foi ter “descoberto” Le Cinque Terre. Então o post de hoje será dedicado à isso. Mais posts sobre outros lugares depois… Enjoy 😉

cinque_terre.gif

Le Cinque Terre são 5 cidades da costa noroeste da Itália, na região de Liguria. A costa, as 5 cidades e as montanhas em volta fazem parte de um parque nacional chamado Parco Nazionale Delle Cinque Terre (já vou praticando meu italiano ;).

As 5 cidades que fazem parte da Cinque Terre são (de norte a sul):

Parece que esse lugar é muito popular no verão e fica lotado de turistas (onde será que não fica?), então é necessário planejar com antecedência.

Como chegar

A maneira mais fácil de se chegar a Cinque Terre é por trem. A cidade grande mais próxima é Genova (130km norte) e de lá tem trem direto pras cidades. A linha de trem liga as 5 cidades então é possível ir de uma a outra por trem. A linha de trem conectando as 5 cidades percorre a maior parte do tempo num túnel por dentro das montanhas mas em alguns momentos é possível ver a paisagem linda do Mediterrâneo.

Tem também um ferry que conecta as 5 cidades o que permite ver as cidades sob uma perspectiva diferente, o que é sempre bom.

Onde ficar

As cidades tem vários hoteizinhos e bed&breakfast com aquela vista maravilhosa do Mediterrâneo e montanhas. Parece que muitas pessoas também alugam quartos. O que for mais baratinho eu topo.

Cozinha

Dada sua localização no Mediterrâneo, a cozinha local tem muito frutos do mar, claro. Dois vinhos são produzidos localmente: Cinque Terre e Sciacchetrà.


Trilhando as Cinque Terre

O mais legal é fazer o percurso da região à pé. Tem uma trilha de 11km pela costa que liga as 5 cidades. O ideal é escolher uma cidade como base e de lá caminhar para as outras. Abaixo está o mapa das trilhas de lá:

cinque_terre_hiking_map.gif

A trilha de Riomaggiore a Manarola é chamada Via Dell’Amore (deve ser uma coisa linda!). A trilha principal que leva a Corniglia termina com uma subida de 368 degraus. Imagino que a vista compense o esforço.

Esse link fala sobre a experiência de um cara que fez as trilhas. Parece ser bem tranquilo.

Links

cinqueterre3000clem.jpeg
Vernazza

Comentários»

1. Claudia Beatriz - junho 20, 2007

Oi Mel, vc podia virar colaboradora do Viajar Bem e Barato, dando todas as dicas lá da zooropa… adorei esse post, vou lá futucar os links. Já tinha ouvido falar, mas não sabia dos detalhes todos… 🙂

2. Dona Minhoca - junho 20, 2007

Planejar viagens é quase tão gosto quanto viajar! Ótimo post. 😀

3. Renata Re - junho 20, 2007

Deluxe totallllll!
who oooooooo d+!
Boa viagem amigona.
Vou cobrar todas as fotenhas. hehehehe
bathos

4. Izabel - junho 22, 2007

Ainda lamento não ter feito esse trajeto à pé quando fui à Itália. Todos que fizem falam que foi a melhor parte e mais inesquecível da viagem. Se vc. fizer vou adorar ler sua impressões aqui 🙂

5. Diego Dotta - junho 24, 2007

No fundo acho que esse pessoal do Design gosta mais é de viajar do que “desenhar”, hehehehe… Realmente não existe coisa melhor, novos lugares e pessoas são o berço para novas idéias.

Boa viagem Melissa e mande notícias de onde estiver.
Diego Dotta

6. Marcel Monteiro - julho 13, 2007

Melissa,

ótimo post…. vc chegou a ir a Cinque Terre?….é que vou para Itália em setembro/07 e gostaria de conhecer (inclusive, já estava no roteiro….) mas gostaria de saber mais detalhes…outra coisa…qual o DVD que vc assistiu sobre a Itália….gostaria de adquirí-lo tbém…rsrsrs
de qq forma , parabéns pelo post…muito legal mesmo….
Marcel

7. Eliane - junho 2, 2008

Oi Melissa, meu nome é Eliane e comecei muito recentemente a fazer um blog sobre viagens, minhas e de meus amigos, só por diversão e para ter um arquivo. Uma amiga me mandou uma matéria sobre Cinque Terre, e antes de publicar eu resolvi pesquisar, pois achei que merecia uma matéria mais completa. Foi assim que cheqguei ao seu blog. Gostaria de recomendá-lo em meu blog e de utilizar os mapas do seu, se você permitir. Aguardo sua resposta para o meu e-mail, ou para meu blog:
http://compassaportenamao.blogspot.com
Obrigada e parabéns pelo seu blog.
Eliane

8. sol - julho 25, 2008

oi,Mel,que maravilha!Ha muitos anos vi uma reportagem sobre cinque terre,e nunca mais saiu da minha mente um dia ir la.Ja fui a italia,mas ñ cheguei la.Agora estou planejando ir,mas ñ queria ir no verao,pq motivos obvios: excesso de turistas.Qdo eu for,escrevo aqui outra vez,tenho certeza q vou amar,é viagem pra nunca mais esquecer
bjs
sol

9. Rosane Diniz - outubro 20, 2008

P/ trabalho de Prof.Fábio

10. Erica Ritacco - março 23, 2010

Oi Melissa,

Eu moro na Italia e estou pesquisando sobre Cinque Terre. A principio, foram as fotos das paisagens que me chamaram a atençao e depois, ao encontrar seu blog e le-lo atentamente, resolvi que nesse verao com certeza passaremos um final de semana por là. Dois dias, voce acha o suficiente??
obrigada e parabens pelo blog, è muito bem organizado.

Erica

11. Flávia Camargo - outubro 27, 2010

Oi querida, seu blog é maravilhoso parabénssss.Eu fiz uma viagem linda pela Italia em 2008 e conheci esse lugar magico.Tenho muita saudade de tudo na Italia, tenho muitas fotos do lugar e as vezes me pego olhando elas com muita vontade de um dia voltar.

Bjs
Flávia

12. Selma Pranzl - setembro 6, 2012

Achei muito interessante. Estamos planejando uma viagem para lá e gostaria de umas dicas e saber o que v. achou da viagem .


Deixe um comentário

