jump to navigation

Haló, Praha! julho 25, 2007

Posted by Melissa Quintanilha in viagens.
trackback

Cheguei em Praga anteontem e encontrei com meu amigo Leo vindo diretamente de Brasilia. Ai vao minhas impressoes:

  • O centro da cidade ‘e espetacular. A vista do rio com pontes e o castelo ao fundo e’ de cair o queixo. O fato de a cidade ser bem mais velha que o Brasil tambem impressiona. Aqui tem um pub que foi fundado em 1499. Enquanto no Brasil so tinha indio, a galera aqui ja bebia uma breja.
  • O resto da cidade e’ meio trash. Uma sensacao de um lugar recem-saido do comunismo que entrou num capitalismo de 3o mundo.
  • Eu sinto os resquicios do comunismo tambem na maneira como as pessoas me tratam. Ninguem faz questao nenhuma de ser solicito ou simpatico. Sempre te atendendo com aquela cara de “eu odeio meu trabalho” ou “eu odeio turistas”.
  • Ler nomes de ruas e placas em tcheco e’, no minimo, divertido. Pela primeira vez eu vi um acento circunflexo invertido em cima de letras como S ou Z, sequencias de consoantes sem uma vogalzinha pra contar historia e uma bolinha em cima do U. Meu vocabulario tcheco se resume a “oi” e so’.
  • Tive meu momento gringa aqui ao ser “roubada” por um taxista que, num dia de chuva torrencial, me cobrou 330kc (uns 30 reais) para poucos km de corrida. Assim que a gente percebeu que estava sendo enganado, pulamos fora. Me senti a propria gringa branquela levando uma rasteira de um taxista esperto no Rio de Janeiro. C’est la vie!
  • A cidade esta entupida de turista. No centro ouve-se todo tipo de idioma — menos o Tcheco.
  • O albergue e’ bem tosquinho. Tudo bem velho e a beliche ‘e literalmente uma cama em cima da outra. So’ tem um pino em cada canto para conectar as camas.
  • O bar do albergue e’ bem interessante. Nao existe uma mesa ou cadeira igual a outra e e’ tudo muito antigo. Uma das decoracoes e’ uma maquina de escrever antiga. As paredes sao rosa. A musica e’ espetacular mas o cara do bar nunca sabe dizer o que esta tocando. Vai entender…
  • Pasmem! Aqui cerveja ‘e mais barata que coca-cola. E no cardapio eles colocam o preco para 200ml de coca mas te trazem um copo de 400ml e cobram o dobro do preco. Achei que era armacao do restaurante que fomos mas percebi que todos fazem isso. A bebida e’ normalmente 1/3 do preco do prato. A comida ‘e maravilhosa. Acho que vale a pena passar sede aqui ou entao tomar so cerveja.
  • Muita gente aqui na Europa usa a havaiana com bandeirinha brasileira. E’ o chinelo mais popular e ja ouvi dizer que na Inglaterra custa 25 pounds. Acho que ano que vem eu venho pra ca para montar um camelo de havaianas.
Comentários»

1. renata - julho 26, 2007

ahahahaha e bebeeeeeeeeeeee…
tô adorando o nosso tour, o meu virtual, pelas zoropa..hehhe
saudades Melissa mellllllllllllll
bjs


Deixe um comentário

