jump to navigation

Desafios e confiança janeiro 21, 2008

Posted by Melissa Quintanilha in divagacoes.
trackback

Eu ia escrever um post sobre a quantidade de desafios que estou tendo que enfrentar desde que vim morar fora. Aí ontem mesmo estava lendo numa Bons Fluidos antiga uma matéria sobre confiança. Os dois andam de mãos dadas. Enfrente os desafios (ou medos — são iguais), vença e ganhe confiança.

Não é que minha vida não tivesse desafios antes de eu vir morar fora. A UFRJ foi o 1o grande desafio. Me formar lá me deixou com confiança pra enfrentar o que viesse pela frente. Lembro bem de falar, ao me formar, que agora estava “cascuda” e que o que viesse pela frente eu enfrentaria. Mal sabia eu o que estava por vir: desafios ainda maiores, em outro idioma, sozinha, frio, país estrangeiro, cultura diferente, trabalhos que nunca tinha feito antes e tudo com alta dose de cobrança.

O mestrado na Ohio State me trouxe 10 vezes mais desafios que a graduação na UFRJ. Lembro bem de quantas noites eu passei chorando pq não conseguia fazer os projetos. Quantas vezes eu achei que não ia dar conta e ralei até conseguir. E falar em público em inglês? Eu tremia nas bases e hoje já é “lugar comum”. Agora estou com os últimos desafios do mestrado, o principal deles é meu projeto final. Muito mais complexo que a Amebeats, esse aí está fazendo com que eu e meu pai quebremos nossas cabeças simultaneamente. Estava mais preocupada e agora estou com mais fé, apesar de estar tendo que lidar com eletrônica e programação, coisas que não tenho experiência e achei que nunca mais ia ver. Mas é isso: mais um desafio. Acho que se na vida a gente aprende a enfrentar os desafios com fé e sem desespero eles logo mostram que não são aquele bicho-de-sete-cabeças. O negócio é enfrentar e perseverar.

Abaixo uma frase que peguei na revista Bons Fluidos. Quem disse foi Eleanor Roosevelt, mulher do ex-presidente americano Franklin Roosevelt.

Você ganha força, coragem e confiança a cada experiência em que enfrenta o medo. Você tem que fazer exatamente aquilo que acha que não consegue.

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário

