jump to navigation

Estimulando o intelecto (aka, Queimando a mufa) janeiro 23, 2008

Posted by Melissa Quintanilha in mestrado, profissao.
trackback

Politicamente falando estou participando de projetos intelectualmente estimulantes, mas na verdade estou mesmo é queimando minha mufa. Lidando com os 2 projetos mais complexos da minha vida até agora. Vejo isso como um bom sinal. Sinal de que eu superei todos os desafios dados pra mim até agora e a tendência é que eles fiquem mais complexos. Parece que isso faz parte da estratégia do universo pra ver até onde você consegue ir e eu gosto de entrar no jogo dessa estratégia. Cada vez com menos medo dos desafios e mais curiosa pra ver até onde eu posso chegar. Isso me lembrou de uma frase que tenho aqui na minha geladeira:

“Only those who risk going too far can possibly find how far they can go.” (T.S. Eliot)

Perguntem pro meu amigo Gui como eu ficava cada vez que precisava criar algo novo. Me sentia incapaz, ficava com medo de não conseguir, ficava ansiosa. Ele me dizia que o processo de criação é pra ser algo prazeiroso e não doloroso. O mesmo ocorre com o processo de resolução de problemas. Ninguém encara um problema já sabendo a resposta e faz parte do processo efetuar uma investigação e não desistir até encontrar uma resposta.

Acho que isso foi uma das coisas mais importantes que aprendi no mestrado. Ainda preciso melhorar esse conceito dentro de mim mas acho que isso vem com prática.

Eu me sinto muito desafiada nesse novo emprego. Ô projetinho complexo esse, viu? Mas tô adorando.  Até porque não estou sozinha nesse barco. É uma equipe grande, cada um lidando com a sua parte na resolução da complexidade. Enfim, o que eu quero dizer é que prefiro muito mais estar envolvida nesse projeto, queimando minha mufa, do que estar trabalhando naquela revista onde eu não tinha desafio nenhum e fazia tudo com o pé nas costas.

Meu projeto de mestrado é outro que está sendo um grande desafio. Todo dia eu pesquiso um pouquinho e avanço um pouquinho. Até um dia que acharei a solução.

Comentários»

1. Paula - janeiro 24, 2008

Melissa, recentemente descobri o seu blog e adoro os seus posts reflexivos. Tb faço mestrado então muitas vezes me identifico com seus dilemas, desafios, dúvidas. Gosto muito de ler sobre seu entusiasmo e a forma como encara tudo de maneira positiva, ou pelo menos tenta. Aparecerei mais vezes e comentarei tb, se vc permitir, claro… as vezes, eu penso que o dono do blog pode achar ruim qualquer um chegar assim e dar um “pitaco” no seu espaço. Bobagem minha, talvez! Um abraço, Paula.

2. Antonio - agosto 8, 2009

Pesquisando a expressão queimando a mufa ou mufla cheguei a este local?

Alguém sabe se o correto e queimar a mufa ou mufla.

O Aurélio apenas tem mufla.
Agradeço

3. sandra - agosto 10, 2012

Além de pensar, fazer uma reflexão diante do problema, ele te abre um leque de imaginações.Podemos ta aprendendo e abrindo novas possabilidades pra aprender a lidar ou talvez quem sabe resolver outros problemas que poderão surgir nesse processo de investigação.


Deixe um comentário

