jump to navigation

Entrevista na Microsoft maio 14, 2008

Posted by Melissa Quintanilha in profissao.
trackback

Primeiro de tudo: Eu sobrevivi! hehehe

Foi super mega cansativo. Entrevistas non-stop de 8:30 da manhã à 4 da tarde. Nunca tinha passado por um dia assim. Mas eu não fiquei nervosa em momento nenhum, então isso fez com que meu dia corresse bem.

Cheguei lá 2a feira às 8:30 da manhã, entrei numa sala de conferências onde 15 pessoas da microsoft estavam me esperando. O mais incrível foi que eu não fiquei nervosa. Passei o fim de semana me prometendo que não me deixaria ficar nervosa e realmente não fiquei. Porque realmente não tinha motivo… Apresentei por 45 minutos no computador de alguém pois ninguem tinha um adaptador pra conectar o meu Mac no projetor (como era de se esperar). Fizeram algumas perguntas de esclarecimento. Depois fiquei uns 15 minutos do lado de fora enquanto todos falavam sobre mim. Como eu queria ser uma mosquinha nessa hora…

Depois me chamaram para um “exercício de design”. Ai mamãe… Me deram a especificação de um sistema que eu tinha que fazer o design no papel e eu tinha 30 minutos pra mostrar uma solução. Achei um saco esse exercício. Pouco tempo pra pensar em tudo. Quando os 2 entrevistadores entraram lá novamente eu não tinha conseguido terminar mas eles olharam o que eu fiz, fizeram milhares de perguntas e eu fui respondendo tudo da melhor maneira. Não achei q fui tão bem nessa parte, mas tudo bem. Fiz o que consegui.

O próximo passo era entrevista com o User Experience Lead de uma das divisões desse departamento. Depois de muitas perguntas, ele diz “Bom, ainda temos uns 20 minutos. Dá tempo para um problema de design”. Aiiii mamãe, mais um? Tentei entender, tentei resolver. Sei lá se foi satisfatório pra ele, mas fiz o que pude. Depois ele me diz que eles ficaram mais de uma semana discutindo aquele problema. Ah, e ele queria q eu em 20 minutos mostrasse uma solução? Enfim…

Depois disso saí pra almoçar com o gerente de outra divisão desse departamento. Pelo menos ele me deu um alívio durante o almoço, não ficou me perguntando coisas. Ficou falando mais do trabalho que a equipe dele faz, como departamento está dividido, como é trabalhar em Seattle, etc. E eu fui fanzendo minhas perguntas.

Próxima etapa: entrevista com a chefe desse gerente. Sem exercícios malas de design dessa vez, só perguntas do tipo “Qual sua interface favorita? O que vc faria pra melhorar? O que vc traria para a equipe? Qual foi seu maior desafio? Qual foi sua maior conquista? Qual o emprego dos seus sonhos?”

Depois disso ainda fui pra outro prédio fazer entrevista com um dos gerentes da equipe do Office. Não que eu va trabalhar la, mas eles querem a perspectiva de alguem de fora. Passada a entrevista, dei uma olhada no que alguns designers de la estavam fazendo. Até que tinham umas coisas interessantes. Um deles me mostrou uns templates novos pro powerpoint. E eu pensando “Ah é, legal… parecido com o Keynote” — que é um software de apresentações da Apple, bem melhor que PPT, por sinal. Foi só eu pensar que o cara falou “Tipo o Keynote”. hehe, a Apple sempre é referência de coisa bem feita.

4 horas da tarde e eu estava morta. Só pensava a hora de acabar aquele mar de entrevistas, tomar um cafezinho e ir pra casa descasar merecidamente. Desci pra recepção e vi que tinha uma máquina de café grátis. Quando saiu o café eu me perguntava se aquilo era um chá ou café. Esses americanos são mesmo sem noção no quesito. Olhei pra um lado, olhei pra outro, e o café foi direto pro lixo. Sem condições. E voltei pra casa pra descansar.

O dia correu bem e eu realmente vi que esse não é o trabalho dos meus sonhos. É pra fazer interface do Windows Server (que administra servidores) e algumas outras coisinhas de administrações de sistemas. Muita interface, muito teste de usabilidade. Não é o foco que quero dar pra minha carreira no futuro. Eu quero mesmo trabalhar com pesquisa… o tipo de trabalho que a Nortel estava me oferecendo. Ainda não recebi nada deles mas já mandei um e-mail pra saber o status.

A boa notícia é que os caras da Microsoft gostaram de mim e vão me fazer uma oferta. Devo receber amanhã. Hoje recebi a lista de benefícios (ENORME) e as ajudas que eles dão pra quem se muda pra lá. Pagam tudo, dão dinheiro, carro alugado. É realmente outro mundo…

Agora estou aguardando a Nortel e quem sabe a Nokia. Quando estiver com as ofertas, tomo uma decisão.

Comentários»

1. Claudia Beatriz - maio 14, 2008

Ufa.. cansei só de ler… 🙂
Mas essas coisas sempre valem pela experiência né?
Dedinhos cruzadíssimos aqui pra sair a resposta da Nortel que vc tanto quer!
E parabens… como eu te disse, ter opções é sempre bom né?

2. Fábio - maio 15, 2008

Falar da Apple dentro da Microsoft foi legal Mel!
Arrasou! Ídala!
Mas espera pra ver quem paga melhor mesmo!


Deixe um comentário

