jump to navigation

O fim da novela Nortel maio 23, 2008

Posted by Melissa Quintanilha in profissao.
trackback

Está acabada a novela. Tudo começou muito bem. O cara da Nortel viu meu poster no congresso da Italia, ficou super interessado, já mandou logo um e-mail pro pessoal da equipe de pesquisa, me chamou para uma outra conversa e depois marcou uma entrevista por telefone com o pessoal de Ottawa. Parecia ser o trabalho dos meus sonhos: fazer protótipos de produtos e serviços do futuro. Troquei vários e-mails com a mulher que seria minha chefe. No dia 30/abril ela me mandou um e-mail dizendo que estava preparando uma oferta pra emprego full time começando em Julho. Depois disso: silêncio… Mandei um e-mail perguntando o status e nenhuma resposta.

No meio tempo fui na Microsoft fazer entrevista. Como estava animada com a Nortel, fui pra lá sem grandes expectativas, “só para aprender” — eu dizia.

Durante esses 23 dias de silêncio da Nortel, pesquisando na internet eu só encontrava matérias que diziam que eles não tinham foco, que tinham demitido milhares de pessoas e perdido mais de 700 milhões de dólares em 2007. Alguns outros artigos diziam que estavam se reestruturando. Nisso eu já me desempolguei com a Nortel. Mesmo que me fizessem uma oferta agora eu já estava desacreditada.

E hoje o silêncio é quebrado com o seguinte e-mail:

Hi Melissa,

I apologize for the delay in getting back to you. Due to a hiring freeze we are unable to extend an offer of employment at this time.

Thank you for your time. We wish you all the best in your future endeavours.

E eu mandei o seguinte e-mail de volta:

I understand that hiring freezes do happen and I am OK with that.

However, I am very disappointed with the lack of respect and professionalism that Nortel had with me. I was always very timely in responding and providing information in our conversations and I was expecting the same treatment from Nortel.

I treat prospective employers with respect and I expect to be treated the same way. I would have appreciated receiving a status update, even if it was “We are unsure if we will be able to extend you an offer or not”. Waiting more than 20 days in silence was disrespectful as you know that I am also interviewing with other companies and they also appreciate my timely response.

Achei uma falta de respeito tremenda. Me deixar assim no silêncio por mais de 20 dias. Minha vida um turbilhão pois eu estava terminando o mestrado e ainda entrevistando com outras empresas. Mas… Deus escreve certo por linhas tortas. Imagina se eu tivesse dito não pra Microsoft (uma das gigantes de tecnologia), fosse pra Nortel e depois de alguns meses eles vissem que não tinham mais como me pagar?

Deus é pai, minha gente!
Tudo acontece por um motivo!

Eu estou aliviada agora. O emprego dos meus sonhos vai surgir. Mais cedo ou mais tarde. É só ficar atenta aos sinais.

Comentários»

1. Claudia Beatriz - maio 23, 2008

Gostei da sua resposta pra eles. Eu também acredito que se a empresa não demonstra respeito antes de te contratar, imagina depois.

Vai com fé, que quem sabe a Microsoft te abre outras portas? Com certeza é um super nome no curriculum…

2. marilia - maio 24, 2008

é isso aí , Claudia . Nos tb concordamos com voce .
Marilia

3. Paula Vieira - maio 24, 2008

ihhh, Melissa, não foi exatamente o que vc queria, mas pensa na Microsoft como uma excelente experiência, lá dentro, vc pode conseguir mudar de área. É uma ótima forma de inserir no mercado após um mestrado, contará muito para seu currículo e pode abrir várias portas depois, depois que a “janelinha” da Nortel foi fechada. Boa escolha! Vai de coração aberto!! 🙂 Bjs.

4. Thelma - maio 25, 2008

Mel, primeiramente, parabéns pelo título de mestra! Te acompanhando por aqui, dá pra ver o quanto tu se esforçou por esse mestrado!
Tenho certeza que o emprego dos teus sonhos logo chega! E a Microsoft vai ser um ótimo começo… 😉
Beijocas


Deixe um comentário

