jump to navigation

Diferenças culturais à mesa junho 19, 2008

Posted by Melissa Quintanilha in viver nos EUA.
trackback

Os Estados Unidos são famosos pela cultura do fast food, on-the-go, drive-through… Eles acham que sentar 1 hora para uma refeição é perder tempo. A primeira vez que ouvi o termo brown-bag lunch foi aqui. Isso significa que cada um leva seu saquinho de papel com almoço para uma reunião de meio-dia à 1 da tarde. Isso à princípio me chocou e depois vi que é hábito comum em tantas empresas.

Já cansei de ver gente comendo enquanto anda, enquanto dirige, enquanto fala ao telefone. “Temos que ser produtivos, mesmo quando estamos comendo!” — eles devem pensar. Por isso que os carros daqui são cheios de mug holders pois todos os americanos saem pra trabalhar com aquela mega caneca térmica de café. Pois não podem sequer gastar uns 5 minutinhos em casa pra apreciar um cafezinho matinal.

Sempre que saio pra jantar fora aqui, acabo me frustrando. E durante a refeição eu tento “ensinar” à garçonete como se deve servir um jantar. Depois eu lembro que um bom serviço pra eles é um serviço rápido: a pessoa mal acaba de comer e já vem a sobremesa. Antes de acabar a sobremesa, a conta já está lá. “Whenever you are ready”.

Hoje fui a um restaurante italiano com as amigas. Comida italiana, serviço americano… claro.

Já escolheram o que vão pedir?
– Não, minha filha, estamos ainda colocando o papo em dia.
(5 minutos depois)
Já escolheram?
– Tá bom, traz um carpaccio de entrada e deixa a gente pensar um pouco mais.
(depois do carpaccio e alguns minutos)
Prontos pra fazer o pedido?
– Ainda precisamos de uns minutinhos…
(mais alguns minutos)
Prontos?
– Tá bom, tá bom, você venceu…
Aqui os pedidos vêm à medida que ficam prontos. Ok?

(Uma pausa aqui: Eu acho que é uma regra mundial que todos os pratos devem chegar à mesa ao mesmo tempo e se isso não acontecer, todo mundo espera os pratos chegarem pra começar a comer.)

– Não moça, traz tudo junto por favor.

(Os pratos chegam e 2 amigas terminam de comer antes enquanto eu e Lu ainda estamos degustando nossas delícias italianas).

Vocês querem ver o menu de sobremesas?
– Moça, não vê que eu e minha amiga ainda estamos comendo?
(alguns minutos depois)
Querem ver o menu de sobremesas?
– Não, ainda não terminamos. Sobremesa só depois que todo mundo termina, ok?
(Nisso eu termino mas a Lu ainda não. E lá vem a garçonete de novo)
Quer que eu coloque o resto da sua pizza numa box?
– Não… eu AINDA estou comendo, por incrível que pareça.
(E ela ficou um tempinho sem incomodar)

Pedimos a sobremesa e antes mesmo de terminar, a conta já estava na mesa.
E se eu quisesse um cafezinho?
Mesmo se quisesse, à essa altura do campeonato já tinha desistido mesmo.

Mais um caso pra minha lista de frustraçõezinhas diárias com a cultura americana.

Uma coisa que não entendo é: se estou saindo pra jantar é pq não estou com pressa. Durante um almoço em dia de semana talvez, mas durante um jantar nunca. Pra que essa pressa constante, meu Deus? Não consigo entender…

Comentários»

1. Camila de Paula - junho 19, 2008

Ai amiga, essa mentalidade é osso….correm tanto, trabalham tanto, produzem, produzem e apenas passam pela vida….e quando chegam na velhice , com seus bolsos cheios de grana e com as pernas fracas, vão “aproveitar” a vida, hahahhahaha poor things!

2. Paula Vieira - junho 19, 2008

Oi Melissa, mesmo sendo um pouco trágica, essa história foi engraçada! Que povo mais sem noção! Heehehee. Bjo. Paula

3. Luciana Gusmao - junho 19, 2008

Afe maria, e’ dificil mesmo…conviver com isso todos os dias e’ bem desgastante. Essas pequenas diferencas vao se acumulando…
Mas a gente vai levando, so espero nunca esquecer como as coisas devem ser de verdade.
Bjo

4. Camila - junho 20, 2008

Isso realmente e um saco. Voce acaba se sentindo rushed, na obrigacao de escolher alguma coisa pq estao te pressionando. Eu detesto.

5. Patricia McCall - junho 23, 2008

Tambem nao me acostumo… DETESTO! Todo mundo acha que tem que ser tao pratico e eficiente. Eu adoro conversar durante as refeicoes e acho uma grosseria a conta chegar sem eu ter pedido! Afff tambem nao entendo…


Deixe um comentário

