jump to navigation

Hora de discutir a carreira fevereiro 2, 2009

Posted by Melissa Quintanilha in profissao.
trackback

A Microsoft tem um processo tao estruturado pra desenvolvimento de carreira que eu acho impressionante. Acho impressionante porque nas outras empresas onde trabalhei esse processo era inexistente. No Brasil voce praticamente precisa convencer o chefe de que precisa de um aumento e falar sobre suas aspiracoes de carreira de uma forma estruturada eu nunca vi. Eu nao sei como ‘e na Siemens pra quem ‘e funcionario, mas quando eu fiz estagio la, lembro que depois de 3 meses falei pra minha chefe que gostaria de receber feedback do meu trabalho. Ela ficou surpresa, disse que isso geralmente nao acontece. Eu tive a tal reuniao do feedback, mas nao era nada estruturado.

A Microsoft tem 2 momentos onde voce discute sua carreira: A primeira ‘e agora em fevereiro e voce fala mais de aspiracoes de carreira, habilidades, competencias, etc, e menos de performance. Ai la pra agosto tem a tal analise de performance onde eles no final das contas fazem um ranking de todo mundo de acordo com a performance analisada durante o ano. E dai vem decisoes de aumento, bonus e/ou promocoes. Isso torna o ambiente competitivo, eu acho, mas ‘e legal saber de forma transparente como voce esta sendo analisado.

Enfim, estou boba com essa organizacao toda. Hoje praticamente tirei o dia pra estudar esse material. Semana passada fiz duas auto-analises da minha “personalidade” no ambiente de trabalho. Recebi um relatorio detalhado da minha personalidade, meus pontos fortes e fracos, qual a melhor maneira de se comunicar comigo, de me gerenciar, o meu ambiente de trabalho ideal. E olha, vou dizer, 99% correto. Eu preenchi um questionario de umas 25 perguntas onde eu tinha que escolher varios adjetivos que eram como eu, outros que nao eram.

Hoje preenchi um outro questionario que tem o link na intranet da Microsoft. Recebi outro relatorio, e tambem bem correto. Ai voce tinha a opcao de enviar um link para pessoas com quem vc trabalha enviarem feedback online. E voce recebe como anonimo. hehe, genial 🙂 Ai hoje eu mandei pra 5 program managers que trabalham comigo, meu chefe e a chefe dele. Vamos ver quantos vao responder. Vai ser interessante comparar a percepcao dos outros com a minha auto-percepcao.

Nossa, eu ate li a psicologia por tras destes questionarios. O primeiro que fiz ‘e baseado nas teorias de Jung. Very interesting (meu lado nerd falando mais alto).

— Hmm, seria nerd ou sedenta? (uau, acho que nunca usei essa palavra: sedenta). Olha, com tanta oportunidade assim na sua frente e de graca? O que fazer? Absorver! O maximo, enquanto dure. Isso me inspira bem.

Eu to numa fase muito ocupada no trabalho. Esse mes de Janeiro bombou. Fevereiro acho que vai ser pior. Essa semana agora eu vou passar 2a, 3a e 4a no laboratorio de usabilidade. 5a vai ter um evento do nosso grupo de apresentacoes o dia inteiro. 6a eu tenho 2 reunioes especiais de 2 horas cada. Ai’ voces me perguntam: mas quando vc vai conseguir trabalhar? Pois e’, eu tenho a mesma pergunta. Vai ter que ser a noite em casa ou no fim de semana, se nao… fe-deu! 😉

Mas vamos que vamos, ne’? Nao e’ todo dia que se trabalha pra Microsoft. Todo dia que estou entrando no trabalho e vejo aquela logomarca prata enorme atras da recepcionista, eu me belisco pra saber se ‘e mesmo verdade. Esse mundo de oportunidades a minha frente. Tem mais ‘e que celebrar!

Comentários»

1. Flávia C. - fevereiro 2, 2009

Oi, Mel! 🙂

Legal esse post. Infelizmente, empresas com esse tipo de mentalidade, aqui no Brasil, são como caviar: nunca vi nem comi, só ouço falar, hehehehehe.

Mas o mais legal disso tudo é como você se esforça para aproveitar tudo o que a empresa oferece, sem entrar naquelas de pensar só em adquirir conhecimentos, desenvolver habilidades com fim pessoais, enfim, sem perder de foco a ideia de fazer um bom trabalho. Muito bacana!

Vi seu post das 6 verdades, obrigada por me colocar entre seus escolhidos. Vou fazer sim. Na verdade, fiquei feliz pois isso é um motivo para eu botar o blog de volta na rua… minha promessa de Ano Novo parece que não vingou, vamos ver se agora eu consigo, hehehe.

Um grande abraço, querida!

2. Nancy - fevereiro 2, 2009

Entao, eu trabalho pra Siemens aqui na Inglaterra ha quatro anos e eles tem sim um processo de auto-analise que inclue avaliamento de personalidade. Acho isso muito importante para o crescimento da carreira e desenvolvimento, mas se o funcionario nao estiver interessado isso nao fara muita diferenca na carreira dele. Mas como nao e o meu caso, tb adoro entrar todo dia e ver aquele nome tao multinacional atras da recepcao. Temos que aproveitar todas as oportunidades que aparecem.
Sucesso
Nanci
xxx

3. Rô - fevereiro 3, 2009

Oi amiga!

Vc está no lugar certo. Consequência de todo seu esforço. Depois de todo aquele processo de aprendizado e dedicação em Ohio, vc está colhendo os bons frutos na Microsoft. E c/ certeza, vc também vai ter mto reconhecimento aí, pois faz tudo com mto empenho e amor. Maravilha que a empresa apóia, motiva e admira pessoas como vc, que sabem reconhecer tudo isso, sabem aproveitar e reverter todo eese incentivo em trabalho de qualidade.
Vc é o funcionário que eles buscam. Eles acertaram!

Estou c/ mta saudade, mta vontade de conversar contigo, colocar o papo em dia.
Te adoro mto, friend!!!!

Mil beijos,
Rô.

4. marilia - fevereiro 3, 2009

puxa , Flavia , toda vez que eu leio seus comentarios , mais eu te admiro . Um beijo . Bom meli , a Flavinha ja falou .


Deixe um comentário

